Portfólio

Este foi meu primeiro trabalho como designer, onde a professora pediu como trabalho para criarmos um blog sobre os times  que iriam ser apresentados pelo resto da turma.

Link: http://analysyspeople.blogspot.com/

Segundo Trabalho como Design gráfico: criar um logo para nossa agência,

1º Modelo1º Logo Criado

2º Modelo

ANÁLISE DA REVISTA CAPRICHO- 2º SEMESTRE DE 2010

Análise da publicação impressa:

A revista Capricho é brasileira e é publicada quinzenalmente pela Editora Abril e direcionada ao público adolescente feminino entre 12 a 16 anos de classe média alta, hoje são 17 milhões de adolescentes do sexo feminino no Brasil. A revista busca passar informações sobre assuntos sociais e polêmicos, com versões bilaterais para que tal público possa criar a sua própria opinião do tema abordado.

A adolescência é um momento de criar sua própria identidade, geralmente pra as meninas é uma fase de dúvidas, conflitos e de se relacionar com o sexo oposto. As características do adolescente são: inquietação, imaginação fértil, curiosidade sobre o futuro, menos respeito pelo passado e não gosta de regras.

A revista sofreu várias alterações ao longo dos anos, desde o projeto gráfico até o público alvo, atualmente a revista impressa tem o formato de 20,2cm X 26,6cm com papel tipo Couchê, 130g para a capa e Lwc 57g pra o miolo.

A revista analisada possui 108 páginas, sendo 42 só de publicidade, a capa é formada por dois triângulos, a imagem da banda Hori é o que mais chama atenção na capa, depois o olhar se direciona ao logo da Capricho, depois ao lado esquerdo com as chamadas curtas e finalmente ao lado direito também com chamadas curtas.

No corpo das publicações são utilizadas 3 colunas sendo que somente na seção signos muda-se para 4 colunas, a distribuição das colunas são para melhor adequadação da arte, o branco entre elas são de 5mm, todo o texto é alinhado à esquerda por ser uma revista com linguagem mais informal. Nas páginas para diferenciar uma matéria de outra se utiliza bordas entre colunas, essas bordas são em formato de desenhos assim como outros elementos visuais espalhados ao longo da revista como: raio, pássaros, diamantes, flores, estrelas e outros, parecendo rabiscos feitos a mão, elementos que as adolescentes usam em seus diários.

Como formas de diferenciação de categoria são utilizadas cartolas, cada cartola possui cores especificas para ajudar a leitora a identificar a mudança de seções, elas têm formas de balão, somente na seção de beleza o formato muda para orlas, porque a seção de beleza é a que mais possui paginas, pois há uma necessidade de ajudar o leitor entender que são diversas reportagens sobre a mesma seção.

or estarem em uma fase de intensas descobertas, as adolescentes buscam assuntos que as interessem e visa atender as suas necessidades, a revista Capricho busca abordar esses assuntos como, por exemplo: “Você consegue falar sobre sexo com sua mãe?”, o que é para maioria das meninas uma grande dificuldade em abordar esse assunto com os pais.

Na revista do dia 12 de setembro de 2010 foram abordadas as seguintes seções: famosos, beleza, moda, momento você e diversão, as seções especulavam assuntos sobre sexo, alimentação, roupas do cotidiano e de festas, namoro, música e um espaço reservado para as leitoras participarem da revista dando sugestões e contando um pouco do seu dia-a-dia, a revista busca essa interatividade visto que hoje a necessidade de participação do público é constante, tanto na produção de produtos/serviços e também propaganda, um grande exemplo disso são os vídeos no Youtube. Sempre há uma matéria especial, e sempre é sobre algum ídolo do momento, nessa edição aparece uma banda pop rock que está em grande sucesso, a banda Hori, onde um dos seus integrantes é o ator e cantor Fiuk, Bernardo da novela teen Malhação, da Rede Globo de Televisão.

A revista utiliza fonte com serifa pela legibilidade e também sem serifas para ter um estilo moderno e criar um contraste entre as duas, os títulos estão em tamanho 16, subtítulo em 10 e o corpo do texto em tamanho 8. Todos os títulos estão com peso bold para aumentar a estética visual, subtítulos em peso regular e o texto em peso light criando um contraste entre as três tipografias facilitando a identificação de cada um.

Dificilmente a revista utiliza letras em caixa alta porque uma palavra inteira dificulta a leitura, só em alguns casos existe essa opção de formato para criar um destaque maior. Os títulos estão inclinados à direita em contraste com o corpo do texto que está na direção horizontal. Os títulos possuem sempre a mesma cor para unificar a revista, porém os subtítulos possuem cores diferentes para cada seção conforme suas cartolas, então a revista utiliza do contraste para facilitar a identificação das mudanças de seções e criar atrativos visuais para cada página criando uma hierarquia organizacional e ao mesmo tempo a repetição para identificar através das cores das cartolas, qual o tema abordado.

A publicidade ocupa uma ou até duas páginas inteiras da revista e os produtos e serviços são destinados ao público jovem feminino, algumas reportagens ao longo da revista são em conjunto com publicidades, a imagem são sempre de artistas conhecidos ou modelos jovens.

A cor predominante na revista é a rosa choque em alto índice de cromaticidade, a cor rosa é de grande influência no público feminino, pois o Brasil culturalmente associa a cor rosa às garotas, a razão disto é que antigamente atribuia-se a cor rosa aos lábios carnudos das mulheres, a cor rosa transmite delicadeza, simboliza ao amor e a paz feminina em tons claros e atrevimento sedutor em tons escuros, influência também dos pais que desde o nascimento escolhe a cor rosa para roupa, cor do quarto, e de todos acessórios para as meninas e azul para os meninos, influência também da mídia que induz o espectador a cor rosa como algo de luxo, de “patricinha”.

Na revista analisada, a capa está com o fundo preto em contraste com cores rosa, o que sempre predomina é a cor rosa, o fundo muda de acordo com a imagem, buscando sempre o maior contraste. As cores da capa se repetem ao longo da revista como: fundo de página, tipografia, imagens, elementos visuais, cartolas e outros. No conteúdo a cor é clara para facilitar a leitura, porém no especial da revista o fundo é preto e a tipografia é rosa choque, repetição das cores da capa.

Análise da publicação online:

No layout do topo há informações sobre o evento “NoCapricho” com shows de bandas pop rock que estão fazendo sucesso ultimamente, o fundo principal é rosa uma cor símbolo do sexo feminino em contraste com a tipografia preta e o conteúdo está no fundo branco para facilitar a leitura, o menu principal está com a tipografia em caixa alta e em um tom cinza diferente do menu secundário que está em cinza grafite e com letras em caixa baixa para facilitar a identificação do menu principal, a tipografia no corpo do site não tem serifas e está alinhado a esquerda por ser uma revista online informal que utiliza a linguagem do público alvo, utiliza-se fonte do tamanho 16 com peso bold para os títulos, e tamanho 14 para o texto.

A estrutura está dividida em cinco colunas, a ultima em tamanho maior destacando a TV Capricho e a publicidade e criando também um contraste entre as colunas, é utilizado também cartolas em formatos de balões na pagina inicial para diferenciar temas.

Assim como a revista são abordadas seções sobre: moda, famosos, diversão, comportamento, porém existem mais matérias e grande interatividade através das enquetes, blogs, testes, TV capricho e fotos e links para redes sociais.

No topo há um destaque para a República Capricho um lugar com cinco ambientes que são o ateliê, quarto, piscina, sala e banheiro cada um deles representa um tema como, por exemplo: ateliê representa você fashion, quarto é amo/odeio, sala é ranking dos sites, piscinas é combinação de signos e banheiro é qual seu sonho. Essa república foi criada para que as leitoras tenham um espaço onde possam se conhecer e expressar suas opiniões sobre assuntos diversos. As cores da República se misturam dando um contraste com cada parte dos temas da casa, cores que se repetem também ao longo da revista.

Comparação das mídias:

A revista online possui mais informações e conteúdo e é mais detalhado que a revista, além de ter mais interatividade com o público, isso porque o seu público alvo se concentra no mundo virtual, a tipografia é diferente, enquanto na revista tem serifas para criar legibilidade, no site a fonte não é serifada pelo mesmo motivo, uma fonte com serifa na revista online prejudicaria a visibilidade. A diagramação da revista online é mais padronizada do que a da revista impressa.

Tanto a revista online quanto a impressa possuem os mesmos elementos visuais, como as cartolas em formas de balões, as mesmas seções com a diferença que a revista online aborda seções secundárias mais seguindo o mesmo padrão de conteúdo, as cores predominantes são rosa, o alinhamento também é à esquerda, o contraste de cores, peso são iguais mudando somente a direção, a revista impressa utiliza nos títulos o recurso de direção inclinada à direita, a revista online somente na direção horizontal, a uma necessidade de utilizar elementos iguais nas duas revistas para fixar a identidade visual.

A revista impressa utiliza-se linguagem do próprio público como a seção: diz ai, hoje as pessoas sentem a necessidade de participação em criação de propagandas, produtos e serviços, isso é visto como exemplo no Youtube, as pessoas estão sempre criando vídeos para se divulgarem, com isso a Capricho tem um espaço dedicado as leitoras Teen, a utilização de elementos visuais que recordam diários de adolescentes, infográficos para facilitar a compreensão das leitoras e estimulá-las a leitura.

A revista impressa utiliza-se linguagem do próprio público como a seção: diz ai, hoje as pessoas sentem a necessidade de participação em criação de propagandas, produtos e serviços, isso é visto como exemplo no Youtube, as pessoas estão sempre criando vídeos para se divulgarem, com isso a Capricho tem um espaço dedicado as leitoras Teen, a utilização de elementos visuais que recordam diários de adolescentes, infográficos para facilitar a compreensão das leitoras e estimulá-las a leitura.

A utilização de modelos jovens, conteúdos polêmicos e que estão no circulo das adolescentes. A revista online se apropria não só dos mesmos recursos de criatividade da revista impressa, mas também de redes sociais, a interatividade é muito maior devido aos recursos virtuais.

Projeto desenvolvido para 29ª Bienal de Artes

A 29ª Bienal de Artes Comtemporânea de São Paulo está organizada de forma que, entre o percurso da mostra, existem de convívio e reflexão, chamados de terreiros (remetendo à ideia de partilha), nomeados por questões espec´ficias que orientam a mostra e enfatizam a presença profunda e diversa da arte na vida. O conceito é usado a partir da canção Brasil Pandeiro, de Assis Valente, na versão cantada por Morais Moreira com os Novos Baianos, no disco ” Acabou Chorare” (1972).

Terreiro para o projeto: “O outro, o mesmo”

” Articulações de visões que se têm de si e de visões que se têm do outro. Invensão de identeidades que são respostas a conflitos e que podem ser também sua causa. A idéia de fronteira,por vezes como barreira intrasponível e por vezes como membrana permeável. A paisagem como definidora de uam instância pública e o retrato como definidor de um âmbito que se imagina privado”.

(“O outro, o mesmo” é a tradução do título do livro de poemas El outro, el mismo(1969), de Jorge Luís Borges)

Problema de Comunicação: como elaborar um projeto de design gráfico editorial, impresso e digital que traduza o tema do terreiro.

Etapas:
1. Pré-Projetos
2.Projeto
3.Protótipo

 

Demais Trabalhos como free-lance:

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